sementes e germinação
Sementes e Germinação - Ensino Superior/Graduação
As sementes são estruturas reprodutivas das plantas que contêm um embrião em estado de quiescência. A germinação é o processo pelo qual este embrião se desenvolve em uma nova planta. Ela ocorre quando as condições ambientais, como temperatura, umidade e luz, são favoráveis, estimulando a quebra da quiescência, levando ao crescimento do embrião e da plântula.
Vídeos
Germinação de sementes - feijão
Esta animação, apesar de curta, menciona alguns aspectos essencias que ocorrem durante a germinação, como a absorção de água e a ação de enzimas que digerem (hidrólise) os compostos armazenados nos cotilédones. Os produtos da hidrólise são alocados para radícula e plúmula levando ao desenvolvimento do embrião e plântula.
Idioma: Inglês
Tempo de duração: 1:26 minutos
Feijão - Vídeo acelerado da germinação - 25 dias
O tempo do crescimento do feijão é relativamente curto, permitindo uma colheita em relativamente pouco tempo.
Idioma: Inglês (apenas música)
Tempo de duração: 3:09 minutos
Germinação (epígea) do feijão - Vídeo acelerado correspondente a duas semanas
Na germinação do tipo epígea, que ocorre no feijão, os cotilédones emergem acima da superfície do solo posteriormente as primeiras folhas se expandem e a plântula vai amadurecendo, e crescendo.
Idioma: Inglês (apenas música)
Tempo de duração: 1:42 minutos
Vídeo acelerado da germinação (hipógea) da ervilha, no subsolo
Na germinação do tipo hipógea, que ocorre na ervilha, o cotilédone permanece abaixo da superfície do solo, onde a planta desenvolve suas estruturas iniciais. Após alguns dias a plântula emerge.
Idioma: Inglês (apenas música)
Tempo de duração: 1:07 minutos