polinização

Polinização - Ensino Superior/Graduação


A polinização ocorre em plantas com flores. A polinização se dá quando o pólen, formado nos estames, chega ao estigma das flores. A polinização leva à fertilização dos óvulos e posterior formação de sementes. Animais, como insetos e pássaros e o vento podem transportar o pólen de uma flor para outra.  

Vídeos

Por que insetos e plantas têm uma relação complicada


A relação entre as plantas e os insetos pode ser complexa e variada. Alguns insetos, como as abelhas, ajudam na polinização e beneficiam a planta, enquanto outros podem acabar prejudicando-a ou sendo prejudicados por ela. Plantas carnívoras, atraem e capturam insetos para obter nutrientes, mas também podem ser afetadas negativamente por algumas espécies de insetos, como as cigarrinhas. Essas interações entre plantas e insetos ilustram a diversidade e complexidade das relações entre os seres vivos na natureza.


Idioma: inglês 

Tempo de duração: 28:58 minutos

Legenda automática em português: sim



Como a polinização ocorreu duas vezes


Há 165 milhões de anos, os insetos da família dos crisopídeos foram os pioneiros na polinização de gimnospermas. Os besouros lideraram uma segunda revolução, ao se tornarem os principais polinizadores de plantas com flores, conhecidas como angiospermas. Essa  coevolução transformou os ecossistemas, contribuindo para a dispersão e dominância das angiospermas que vemos hoje. 


Idioma: inglês 

Tempo de duração: 10:15 minutos

Legenda automática em português: sim



Polinização, formação de frutos e sementes (Reprodução nas plantas - Classe VII)


O vídeo aborda a reprodução nas plantas, destacando a polinização, inclusive explicando o que são autopolinização e polinização cruzada. Agentes como vento e insetos transferem o grão de pólen, levando à fertilização. Após a fertilização as pétalas caem, o ovário amadurece em fruto desenvolvendo sementes contendo um embrião. 

Idioma: inglês 

Tempo de duração: 4:23 minutos

Legenda automática em português: sim



Observe esta planta se autofecuncar na ausência de polinizadores

Uma nova forma de autofecundação é flagrada em vídeo pela primeira vez. Essa descoberta lança luz sobre a fecundação de Erysimum incanum, uma espécie nativa da Espanha e do noroeste da África. Pesquisadores observaram o movimento gracioso de suas anteras durante a abertura da flor, levando à autofertilização. Essa estratégia  produz tantas sementes quanto nas flores fertilizadas manualmente com o pólen de outras plantas.

Idioma: inglês 

Tempo de duração: 0:50 min (apenas música)