musgos
Musgos - Ensino Médio
Os musgos são plantas pertencentes ao grupo das briófitas (filo Bryophyta), conhecidos por sua estrutura simples e pequeno porte. Eles desempenham um papel importante na ecologia, contribuindo para a formação de solos, retendo água e fornecendo abrigo e alimento para diversas espécies.
Vídeos
A vida de um musgo pelo microscópio
Após a germinação de esporos (haploides)começa a formação do protonema, que se desenvolve um broto que dá origem ao gametófito adulto. Os órgãos sexuais masculinos liberam anterorozoides que fertilizam a oosfera, iniciando o desenvolvimento do esporófito (diploide). O esporófito amadurece e em sua capsula as células esporogênicas soferm meiose para a formação dos esporos. Os esporos são liberados e podem germinar repetindo o ciclo.
Idioma: inglês
Tempo de duração: 3:48 minutos
Legenda automática em português: não
Musgos - Briófita ciclo de vida
Os musgos (filo Bryophyta) são plantas cujos gametófitos (haploides) predominam no ciclo de vida. A fertilização ocorre quando os anterozoides encontram a oosfera formando o zigoto que se desenvolve em um esporófito. Os esporos são liberados, germinam e dão origem a novos gametófitos, permitindo sua dispersão e colonização em diferentes áreas.
Idioma: inglês
Tempo de duração: 10:15 minutos
Legenda automática em português: sim
Essas 'plantas da ressurreição' voltam à vida em segundos
Muitos musgos (briófitas) possuem uma incrível capacidade suportar períodos de seca extrema, chegando a sobreviver desidratados por décadas ou até mesmo por um século. Quando desidratados, esses musgos entram em um estado de dormência, onde suas células praticamente param seu metabolismo. Essa desidratação extrema, porém controlada, permite que o musgo fique "adormecido" por longos períodos. Quando finalmente ocorre uma chuva, mesmo após muitos anos, o musgo é capaz de reverter esse estado de dormência rapidamente e volta a desenvolver-se.
Idioma: Inglês
Tempo de duração: 2:55 minutos
Legenda automática em português: sim
Atividades Interativas (SWF)
OBS: Para visualizar as atividades, seguir instruções descritas na aba "PASSO-A-PASSO"
Níveis de organização das Bryophytas e das vasculares sem sementes- introdução
Níveis de organização das Bryophytas e das vasculares sem sementes- exercício 1
Níveis de organização das Bryophytas e das vasculares sem sementes- exercício 2
REFERÊNCIA: Portal do Professor - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html