fotossíntese
Fotossíntese - Ensino Superior/Graduação
A fotossíntese oxigênica é um processo metabólico realizado pelas plantas e outros organismos fotossintetizantes, no qual a luz solar é convertida em energia química, na forma de moléculas orgânicas, como glicose, através da absorção de dióxido de carbono e liberação de oxigênio como subproduto.
Vídeos
Plastídeos - Biologia Vegetal
Plastídeos são organelas de membrana dupla encontradas em plantas e algumas algas. Existem diversos tipos de plastídios, como proplastídeos, etioplastos, cloroplastos, cromoplastos e leucoplastos cada um desempenhando funções específicas. Os plastídeos podem se converter entre si. Recebendo luz, por exemplo, um amiloplasto pode se converter em um cloroplasto, que é o plastídeo em que ocorre a fotossíntese.
Idioma: Inglês
Tempo de duração: 3:42 minutos
Legenda automática em português: sim
Fotossíntese explicada por um Físico
A fotossíntese oxigênica é um processo complexo em que plantas, algas e cianobactérias utilizam água, dióxido de carbono e luz solar para formar açúcar e oxigênio. Ela ocorre em duas etapas uma diretamente dependente da luz e outra indiretamente dependente da luz. Durante a primeira etapa pigmentos, como clorofila, absorvem luz e nesse processo são liberados elétrons e prótons para formar NADPH a partir de NADP e surgido também um gradiente de prótons que levará a produção de ATP a partir de ADP e fosfato inorgânico. A segunda etapa, chamada de Ciclo de Calvin, fixa o dióxido de carbono e forma gliceraldeído-3-fosfato, precursor da glicose. A maior parte da vida na Terra depende da fotossíntese.
Idioma: inglês
Tempo de duração: 10:11 minutos
Legenda automática em português: sim
Fotossíntese: Comparando C3, C4 e CAM
A fotossíntese é o processo em que as plantas convertem a energia solar em energia química, sendo realizada principalmente de três formas: C3, C4 e CAM, sendo a C3 a mais comum. Estas diferentes formas de fotossíntese permitem que as plantas sobrevivam em diferentes ambientes. A fotossíntese tipo C4 é a mais adequada a condições quentes e secas, enquanto a CAM permite a sobrevivência em climas ainda mais secos.
Idioma: inglês
Tempo de duração: 3:25 minutos
Legenda automática em português: sim
Quando o verde fica vermelho - fazendo as plantas sangrarem
O experimento realizado durante o vídeo extrai a clorofila de folhas e mostra que essas moléculas emitem fluorescência quando irradiadas com luz ultravioleta. A clorofila nas folhas fica nos cloroplastos e em condições normais a maior parte da energia da luz é convertida em fotoassimilados. No entanto, em condições de estresse, a planta emite mais fluorescência e esta pode ser medida por aparelhos específicos utilizados para estudar o estado fisiológico de culturas.
Idioma: inglês
Tempo de duração: 7:17 minutos
Legenda automática em português: sim
Ondas eletromagnéticas em 3D
Este vídeo explora as características das ondas eletromagnéticas em 3D. Começando com a descrição de um feixe de luz como uma corrente de fótons, ele destaca como a luz também é uma onda eletromagnética com campos elétricos e magnéticos oscilantes. A relação entre o comprimento de onda e a frequência é explicada, com ênfase na velocidade da luz.
Idioma: inglês
Tempo de duração: 2:36 minutos
Legenda automática em português: sim
Subtração de cores
Idioma: inglês
Tempo de duração: 1:45 minutos
Legenda automática em português: não
Fotossíntese | Vídeo HHMI BioInteractive
A fotossíntese, vital para a vida na Terra, converte energia solar em energia química. Organismos como plantas utilizam cloroplastos para absorver a luz, quebrar a molécula de água, formar ATP e NADPH, e realizar o ciclo de Calvin. Durante a fotossíntese dióxido de carbono é fixado levando à formação de moléculas orgânicas. Esse processo que gera biomassa e leva ao crescimento da planta, gera também o O2 liberado para a atmosfera..
Idioma: inglês
Tempo de duração: 10:58 minutos
Legenda automática em português: não
Fotossíntese
Uma parte da fase diretamente dependente da luz da fotossíntese é explicada rápida, mas precisamente, ao nível molecular. A perda de elétron do par de clorofila a no centro de reação ocorre após a canalização da energia luminosa absorvida no fotossistema II. O elétron perdido da clorofila é reposto com a quebra das moléculas de água. Todo esse processo ocorre nas membranas dos tilacóides do cloroplasto e é essencial para a fixação de C. Esta etapa da fotossíntese faz parte do processo de transformação de energia luminosa em energia química, principal porta de entrada de carbono na biosfera.
Idioma: inglês
Tempo de duração: 2:29 minutos
Legenda automática em português: não