evolução das plantas
Evolução das Plantas - Ensino Médio
A evolução das plantas envolveu a transição de organismos aquáticos para a terra firme, que se adaptaram à limitação de disponibilidade de água. Ao longo do tempo, as plantas desenvolveram tecidos condutores, estruturas reprodutivas especializadas, como flores e sementes, e estabeleceram simbioses com microrganismos para melhorar a absorção de nutrientes.
Vídeos
Endossimbiose plastidial: conectando os diferentes grupos de algas
Os organismos que chamamos de algas não formam um grupo monofilético. As algas eucarióticas têm em comum organelas chamadas plastídeos. O vídeo mostra como o estudo da origem dos plastídeos contribui para desvendar a história evolutiva das algas. Os plastídeos das algas eucaróticas têm origem no evento de endosimbiose primária onde uma cianobactéria (primeiro organismo a realizar fotossíntese oxigênica) foi engolfada por uma célula eucariótica.
Idioma: Português
Tempo de duração: 6:40 minutos
Evolução das plantas
A evolução das plantas é um tema complexo, com eventos importantes como a transição para o ambiente terrestre e o surgimento de características como vasos condutores, sementes e flores. A reconstrução da filogenia das plantas envolve o uso de vários dados, dentre eles osgenéticos e os morfológicos.
Idioma: inglês
Tempo de duração: 9:52 minutos
Legenda automática em português: sim
Como as plantas rastejaram para fora do mar
Cerca de 450 milhões de anos atrás, as plantas terrestres desenvolveram uma relação simbiótica com fungos micorrízicos para obter água e nutrientes do solo, permitindo sua sobrevivência fora da água. Pesquisadores descobriram que as algas ancestrais das plantas terrestres já possuíam os genes necessários para interagir com esses fungos, o que foi crucial para sua transição bem-sucedida para a terra.
Idioma: inglês
Tempo de duração: 9:52 minutos
Legenda automática em português: sim
O segredo está fora: a origem misteriosa do milho
Há aproximadamente nove mil anos, o milho foi domesticado a partir do teosinto, uma planta selvagem encontrada no sudoeste do México. Análises de DNA e evidências arqueológicas, confirmaram que todas as variedades de milho têm origem em uma única variedade de teosinto.
Idioma: espanhol
Tempo de duração: 17:51 minutos
Legenda automática em português: sim
Plantas mais poderosas da história
Durante o período carbonífero, as árvores de escama, conhecidas como Lepidodendrales, eram plantas peculiares que se reproduziam por esporos e possuíam cascas espessas. Apesar de alcançarem alturas impressionantes, eram mais delicadas em comparação com as árvores atuais.
Idioma: inglês
Tempo de duração: 5:48 minutos
Legenda automática em português: sim
Evolução das plantas
As plantas terrestres têm como ancestrais distantes as algas verdes que habitavam o ambiente aquático. Com a colonização do ambiente terrestre surgiram novas estruturas nas plantas que permitiram a sua sobrevivência. Dentre estas estruturas está o sistema vascular. Surgiram também novas estratégias de reprodução. Com o tempo houve a diversificação das plantas terrestres inclusive o surgimento de grupos como as gimnospermas e angiospermas.
Idioma: inglês
Tempo de duração: 29:25 minutos
Legenda automática em português: sim
Como as plantas se tornaram carnívoras
A carnivoria evoluiu independentemente em, pelo menos, nove linhagens de plantas que se adaptaram à deficiência de nutrientes no solo. Registros fósseis ajudam a compreender a evolução dessa característica. Essas plantas são tão curiosas que até Charles Darwin dedicou um livro inteiro tentando compreendê-las.
Idioma: inglês
Tempo de duração: 11:12 minutos
Legenda automática em português: sim
Como é que as pimentas se tornaram picantes (e porque adoramos a picancia)
O vídeo explica a evolução das pimentas, destacando seu desenvolvimento há cerca de 6.500 anos nas Américas. A capsaicina, responsável pelo sabor picante, atua na defesa contra insetos e patógenos. A relação peculiar com mamíferos, incluindo humanos, resulta em uma ilusão sensorial prazerosa. A tolerância à dor cresce com a exposição e cria uma ligação singular entre pimentas e humanos, os principais disseminadores de suas sementes.
Idioma: inglês
Tempo de duração: 10:14 minutos
Legenda automática em português: sim
Atividades Interativas (SWF)
OBS: Para visualizar as atividades, seguir instruções descritas na aba "PASSO A PASSO"
Adaptação das raízes aquáticas
Adaptação das raízes subterrâneas
Adaptações fisiológicas - luz e nutrientes
As plantas nos diferentes ambientes
REFERÊNCIA: Portal do Professor - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html