IPÊ AMARELO
Você sabe de qual árvore pertencem essas flores? Acertou se pensou: ipê-amarelo! O ipê-amarelo, sempre ganha atenção especial daqueles que passam por ele nessa época do ano (agosto a setembro).
Suas flores exuberantes se abrem, deixando os locais onde estão, mais coloridos e alegres, porém engana-se quem acha que ele é só bonito.
Essa árvore nativa, além de usada no paisagismo urbano, tem uma importância ecológica muito grande.
O ipê-amarelo é fonte de alimento de muitas espécies como beija-flor-tesoura (Eupetomena macroura) sanhaçu-cinzento (Thraupis sayaca), saíra-amarela (Tangara cayana ) e abelhas como as mangavas da espécie Bombus morio; também serve de abrigo para outras aves e inúmeros insetos da fauna brasileira. 🐝🐜🦋
Existem algumas espécies de ipês-amarelos, sendo as mais conhecidas a Tabebuia chrysotricha (ocorrendo na mata atlântica, desde o Espírito Santo até Santa Catarina) e Handroanthus albus (ocorrendo na mata atlântica e cerrado) ambas nativas do Brasil.
A madeira do ipê-amarelo sempre foi e ainda é muito requisitada.
Utilizada por algumas aldeias indígenas para a confecção de arcos e flechas (daí um dos nomes: pau-d'arco), hoje é usada para móveis, pisos e mourões, pela coloração e durabilidade em ambientes externos; essas características a colocou em estado de vulnerabilidade, porém em 2020, mesmo contra parecer técnico, foi retirada dessa lista de árvores que podem pertencer ao grupo de extinção, aumentando a sua exportação.
Quando falamos em árvores que representam o Brasil, pensamos logo no pau-brasil (Paubrasilia echinata), mas você sabia que o ipê-amarelo também é um dos símbolos do Brasil?
Em 27 de junho de 1961 o presidente Jânio Quadros decretou a flor do ipê-Amarelo como um dos símbolos do Brasil. No mesmo decreto que tornou o pau-brasil a árvore símbolo nacional. Enfim, as árvores e a vegetação em geral, fazem e sempre fizeram parte da história da humanidade, o ipê amarelo nos faz lembrar disso muito bem.