musgos
Musgos - Ensino Superior/Graduação
Os musgos ou briófitas (filo Bryophyta) são plantas caracterizadas por sua estrutura simples, tamanho reduzido e ausência de raízes verdadeiras e vasos condutores de seiva. Musgos têm papel importante na sucessão de espécies em um ecossistema. Predominam na tundra, bioma com extensão superior a área dos Estados Unidos da América.
Vídeos
A vida de um musgo pelo microscópio
Após a germinação de esporos (haploides) começa a formação do protonema, que se desenvolve um broto que dá origem ao gametófito adulto. Os órgãos sexuais masculinos liberam anterorozoides que fertilizam a oosfera, iniciando o desenvolvimento do esporófito (diploide). O esporófito amadurece e em sua capsula as células esporogênicas soferm meiose para a formação dos esporos. Os esporos são liberados e podem germinar repetindo o ciclo.
Idioma: inglês
Tempo de duração: 3:48 minutos
Legenda automática em português: sim
Vídeo acelerado de hepática e musgo crescendo
O lapso de tempo de hepática (filo Hepatophyta) e musgo (filo Bryophyta) crescendo mostra o processo acelerado de germinação, desenvolvimento e crescimento dessas plantas, revelando sua capacidade de se estabelecer e colonizar novos ambientes.
Idioma: inglês (apenas música)
Tempo de duração: 1:04 minutos
Aprenda como os musgos se reproduzem
Os musgos (filo Bryophyta) são plantas avasculares que se dispersam por esporos e podem crescer em uma variedade de ambientes. Sua reprodução ocorre tanto assexuadamente, por fragmentação, quanto sexualmente, com a produção de gametas masculinos e femininos que se encontram na presença de água.
Idioma: Inglês
Tempo de duração: 9:36 minutos
Legenda automática em português: sim
eBook Bryophyte Ecology
Bryophyte Ecology é um eBook de cinco volumes escritos por Janice Glime, Professora Emérita de Ciências Biológicas na Universidade Técnica de Michigan. O livro aborda com profundidade diversos temas relacionados aos musgos.
Idioma: Inglês.
Link para acesso: https://digitalcommons.mtu.edu/bryophyte-ecology/